segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aldeia Global


A Cibercultura não se trata da questão de pessoas passarem horas do seu tempo em frente ao computador, mas trata das relações que tem se tornado constantes entre os homens e as novas tecnologias. O homem atual conhece e tem se tornado cada vez mais dependente destas tecnologias, que por estarem tão comum, são encontradas até mesmo em celulares que acessam conteúdos que há alguns anos eram inimagináveis.
Esta nova tendência criou o Ciberespaço onde comporta milhares de identidades virtuais e para ser formado precisa da união de periféricos que compõem um computador e o lança num ambiente que forma uma verdadeira malha universal. A Word wide web causou uma revolução no sentido de universalidade.
O homem hodierno aumenta as suas possibilidades, mudando a sua realidade através do mundo virtual. Através da virtualidade pode-se migrar para outras potencialidades. A atualidade trazida com essa globalização da informação fez a humanidade tornar-se mais competitiva e hoje o que o mercado de trabalho busca e valoriza são homens que sejam competentes e explorem as suas capacidades, trazendo assim a inteligência coletiva, a busca pelo conhecimento e uma concorrência acirrada por uma constante capacitação.
É interessante notar a vida que toma um texto web. Ele voa, busca a liberdade e trás de cada um a subjetividade. Afinal, todos que lêem um texto web são diretamente atacados pela mensagem. Com muito mais velocidade e agilidade o texto se desterritorializa, ganha o mundo. Saindo da realidade de um usuário qualquer da internet e se virtualizando pelo mundo à fora.
Para Pierre Levy A Cibercultura “corresponde ao momento em que nossa espécie, pela globalização econômica, pelo adesamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja e quanto desigual e conflitante” (Lévy, 2000, p. 249).Enfim é fato que o homem atual pode até tentar escapar, mas sempre será achado nesta grande aldeia global, onde somos agentes da ação e ao mesmo tempo pacientes. Não é mais surpresa para ninguém, o mundo mudou.
Por: Elizeu Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário