O Brasil é um país laico, livre. De acordo com a Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião. Tal liberdade não funciona muita bem na prática, vivemos rodeadas de pessoas que querem impor regras, pensamentos e interesses próprios disfarçados ou mascarados por uma religião. Mas então, cabem as perguntas. O que é religião? Qual eu devo seguir? Daí em diante.
Pra inicio é bom saber que o termo Religião é derivado da palavra "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino, com Deus, é como se estivéssemos desconectados com Ele, e a religião fosse esse cabo que nos ligasse novamente.
Até ai não tem nenhuma discordância. O grande debate começa a partir do momento em que, pessoas esquecem de buscar o objetivo principal, e usam o meio de busca para conquistarem interesses pessoais ou conjuntos. Impõem regras,conceitos, e até mesmo o que os seguidores devem desejar.
Carla, membro da Igreja Metodista, relata seu ponto de vista sobre o tema: “O termo religião é muitas vezes, confundido com servir a Deus de todo coração. A religião está mais para as regras e doutrinas que o homem criou. Deus quer saber como nosso coração está, e o nosso dever é servi-lo com amor, respeitar as pessoas, e claro os seus mandamentos”.
“A religião faz com que as pessoas se submetam a opiniões e prefiram não enxergar o lado da razão, assim permitem serem manipuladas pelo "doxa" ou seja, opinião, impostas por outros.” Complementa, Diosley, 18 anos, e freqüentador da I Igreja Presbiteriana de Taguatinga.
Longe de um censo comum, o assunto religião vem alcançando cada vez mais destaque em discursos no âmbito político, cultural, sociológico dentre outros. Apesar das inúmeras divergências sobre o assunto, em um ponto todos concordam que a religiosidade nada mais é do que a busca incessante pela realização de um desejo intimo, e quase sempre egoísta de cada um.
Tal desvio acontece pela falta de foco, esquecem de buscar o objetivo principal e se concentram apenas no meio.
2 comentários:
Texto maravilhoso. Sempre achei que por ser um país laico , o Brasil não deveria ter interferência nenhuma da religião em assuntos cinetíficos. Até frustrante saber que ainda existem pessoas com a mente pequena capazes de não enxergar nada além da religião que lhes é apresentada. Devemos ser cristãos racionais e não puramente emocionais Meu povo !
Beijos mandinha
Vivemos numa realidade de inversão de valores, e umas destas inversões foi muito bem citada por vc. Se antes as pessoas tinham o objetivo de conhecer a Deus, hj usam este objetivo como pretesto para alcançar futilidades e aprisionar outras pessoas por meio das religiões. Deus está acima de tudo e de todos e não há nada que nos impossibilite de estarmos com Ele.
Muito bom o post Amandinha, parabéns!!!
Postar um comentário